Tito

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Perseverança, Fé, Caridade, Humildade e Indulgência...

O propósito da Religião é conduzir o homem a Deus (Olorum) Nosso Criador e Amado Pai Celestial.
Mas o homem só chega a Deus quando está perfeito; portanto, toda Religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo, e aquela sobre a qual o homem pensa poder se apoiar para fazer o mal, ou é falsa, ou foi falsificada em seus fundamentos, e é esse o resultado a que chegam todas aquelas em que a forma, ou seja, a aparência é mais importante do que o fundamento, do que a essência.
Não basta, portanto, ter aparência de pureza, é preciso antes de mais nada ter a pureza de coração.
Para aqueles que acreditam possuir toda a verdade devem rever seus conceitos sobre a Caridade.
Será que podeis, sem a humildade, ser caridosos para com o vosso próximo? Não, pois a humildade iguala os homens; mostra-lhes que são irmãos, que devem se ajudar mutuamente e os conduz ao bem.
Para julgar algo é preciso, ver-lhe as conseqüências. Habituai-vos a não julgar aquilo que não podeis compreender, e acreditai que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes o que vos parece um mal é um bem; mas vossas capacidades são tão limitadas, que o conjunto do grande todo escapa aos vossos rudes sentidos.
Afastai de vossos corações o sentimento do orgulho, da vaidade, do amor próprio, que sempre desvalorizam as mais belas qualidades.
Purificai vossos corações; não vos deixeis perturbar por nenhum pensamento fútil ou de prazeres materiais; elevai vosso espírito em direção áqueles que vós chamais, a fim de que encontrando em vós as necessárias condições, possam lançar em quantidade a semente que deve germinar em vossos corações, e nele produzir os frutos da caridade e da justiça.
Sede felizes, de acordo com as necessidades humanas, mas que na vossa felicidade nunca entre um pensamento ou um ato que possa ofender a Deus, Suas Divindades, ou entristecer a face de vossos semelhantes.
Deus é amor e abençoa aqueles que amam com pureza.
O homem se vivesse só, não teria como exercitar a caridade e somente no contato com seus semelhantes, nas lutas mais difíceis é que ele encontra a ocasião de exercê-la.
“A missão se prova por efeitos morais que nem todos podem produzir”
Lembrai-vos de que cada criatura traz na face, mas sobretudo em seus atos, a marca de sua grandeza ou de sua decadência.
Alegrai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por minha causa, porque sereis recompensados no Céu. Que podem ser interpretadas do seguinte modo: “Sede felizes quando os homens pela má vontade manifestada para convosco, vos derem a ocasião de provar a sinceridade de vossa fé, porque o mal que vos fazem reverterá em vosso proveito. Lamentai-os, por sua cegueira e não os amaldiçoeis”
Mais vale abrir os olhos a cem cegos que desejam ver claramente, do que a um só que prefere as trevas. Deixar os outros tranqüilos não é indiferença, mas boa política!
As criaturas semeiam na terra o que colherão na vida espiritual; lá recolherão os frutos de sua coragem ou de sua fraqueza.
A realiza terrena termina com a vida; a realeza moral ainda governa sobrepondo-se além da morte.
Desse modo, o maior mal que pode acontecer ao homem, é ir para o outro mundo com uma alma carregada de culpas, pois quando se liberta do corpo, leva consigo os traços evidentes de seus caráter, de suas afeições e das impressões que cada um dos atos de sua vida lhe deixou. De tantas opiniões diferentes, a única que permanece inabalável, é a de que é melhor sofrer do que cometer injustiça e que antes de mais nada, não se deve parecer mas sim, ser, um homem de bem.
Sois o grão de areia, mas, sem grão de areia, não haveria montanhas, portanto, que estas palavras: “Somos pequenos, não tenham mais sentido para vós. Cada um tem sua missão, cada um tem seu trabalho.
Aqui na terra, qualquer que seja a posição da criatura, cada um tem a sua parte de trabalho e miséria, sua quota de sofrimentos e decepções.
Devido a isso, é fácil chegar à conclusão de que a terra é um lugar de provas e de expiações.
Pensais, então, que vale mais ter uma posição entre os homens do que entre os espíritos?
Habituai-vos a não julgar aquilo que não podeis compreender, e acreditai que Deus é justo em todas as coisas.
Mas dizei ao contrario: “Vejamos que meios o Nosso Pai colocou em meu alcance para suavizar o sofrimento de meu irmão. Vejamos mesmo, se Deus não colocou em minhas mãos os meios de fazer parar esse sofrimento; se não me foi dado também como prova, ou expiação, deter o mal e substituí-lo pela Paz”.
Porem, nunca vos torneis instrumento de tortura para ninguém. Ajudai-vos uns aos outros, sempre, em vossas provas.
Mas ficai atentos aos vossos pensamentos!
Todo mau pensamento pode ter duas origens: a nossa própria imperfeição espiritual ou uma influência negativa que age sobre nós. Pois isso “Orai e Vigiai”. Observa com qual sentimentos vibras e direi com quem estais.
Os maus espíritos apenas vão aos lugares aonde podem satisfazer sua perversidade. Para os afastar é preciso que o homem elimine de si o que os atrai.
O bons espíritos sempre disseram: “A forma não é nada, o pensamento é tudo”. Mas vale um bom pensamento do que muitas palavras que não tocam o coração!
Examinai vossas faltas e não vossas qualidades, e se vos comparardes aos outros, procurai o que há de mau em vós.
“Ajudai-vos e o Céu vos ajudará”
A maioria prefere ser socorrida por um milagre do que ter que fazer algum esforço!
E não será pela quantidade de palavras que sereis atendidos, mas pela sinceridade delas.
Deus conhece vossas necessidades, e as atende segundo o merecimento.
O homem, sempre insatisfeito em seus desejos, nem sempre se contenta com o que tem. Torna-se então infeliz por sua própria culpa.
Deus deu aos homens os dons, e os deixou livres para usá-los...

Bom, pra quem conhece o Evangelho Segundo o Espiritismo conhece o que aqui esta escrito. Quem criam barreiras é o ser humano! A parte espiritual compreende e entende muito bem tudo o que aqui, nesta planeta se passa.

O ser humano tem que aprofundar em conhecimentos e não perder tempo em JULGAMENTOS!

Tudo que se destina a pratica do Bem, agir de forma positiva para ajudar seu próximo sem prejuizo a ninguém deve acreditar e seguir adiante! Mas lembre-se de que somos todos passiveis a erros, e a melhor forma de evitar é sempre se perguntar ao final do dia: Meu Deus será que fiz tudo que podia para auxiliar meu próximo?